Relatório sobre a Campanha de Recolha de Fundos

A Associação Mãos Livres e o Maka Angola apresentam, hoje, o relatório da campanha de angariamento de fundos para o pagamento da caução imposta a sete jovens manifestantes, a 23 de Setembro passado, pelo Tribunal Municipal das Ingombotas.

Durante o julgamento sumário, a Juíza Josefina Pedro estabeleceu a caução de um milhão e 520,000 kwanzas (US $15,400) para a libertação condicional dos sete activistas.

Desde o seu lançamento, a campanha recolheu um total de 886,683 kwanzas (US $8,860). Foram  registados um total de 40 depósitos de 1 kwanza a US $2,000.

A Associação Justiça Paz e Democracia (AJPD) contribuiu com duzentos mil kwanzas (US $2,000), enquanto o eurodeputado português Rui Tavares e o advogado Marcolino Moco contribuíram respectivamente com 125,361 kwanzas (US $1,253) e 100,000 kwanzas (US $1,000).

Para além das referidas contribuições substantivas, a Associação Mãos Livres e o Maka Angola assumiram a dívida pelo valor remanescente de 633,317 kwanzas (US $6,333).

Os membros do auto-denominado Movimento Revolucionário – Adolfo António, Adolfo Campos, Amândio Canhanga, António Ferreira, Joel Francisco, Pedro Teka, Quintuango Mabiala e Roberto Gamba – e vários outros activistas foram detidos e torturados, pela primeira vez, a 19 de Setembro, quando tentavam realizar, no Largo da Independência, em Luanda, uma manifestação contra as injustiças sociais.

No dia seguinte, a mesma juíza, em julgamento sumário, ordenou a sua libertação sob termo de identidade e residência.

A liberdade condicional dos referidos activistas durou menos de meia hora. Um forte aparato de 45 efectivos da Polícia de Intervenção Rápida deteve-os a cerca de 300 metros do Tribunal, enquanto concediam entrevistas ao director do Maka Angola, Rafael Marques de Morais.

O entrevistador e os jornalistas Alexandre Solombe Neto e  Coque Mukuta, que também realizavam o seu trabalho, foram igualmente detidos, maltratados, tendo alguns dos seus equipamentos sido destruídos.

Dada a condição económica  dos jovens e a grande injustiça de que estão a ser alvo, a Associação Mãos Livres e o Maka Angola solicitaram publicamente contribuições monetárias para o pagamento dos (US $15.400,00) essenciais para garantir a liberdade dos jovens.

Os organizadores da iniciativa agradecem a generosidade de todos aqueles que contribuíram pelo seu gesto de solidariedade para com os jovens manifestantes.

Comentários