Adão Ramos Interrogado na DNIC

O secretário nacional para a informação do Bloco Democrático, Adão Ramos, foi ontem, dia 28,  interrogado no Departamento de Crimes contra Pessoas, da Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), sobre o desaparecimento, há mais de um ano, de Alves Kamulingue e Isaías Cassule.

O Bloco Democrático, é uma formação política sem assento parlamentar, liderada pelo académico Justino Pinto de Andrade e o economista Filomeno Vieira Lopes .

Durante o interrogatório, que durou duas horas e meia, os investigadores, segundo Adão Ramos, perguntaram-lhe se conhecia os referidos activistas e se tinha mantido alguma relação com os mesmos até ao seu desaparecimento. Perguntaram-lhe também se conhecia Alberto dos Santos, que era próximo de Cassule e Kamulingue e, pelo facto, se encontra actualmente detido  http://makaangola.org/2013/08/05/sobrevivente-de-rapto-detido-por-sequestro/  nas celas da DNIC, em excesso de prisão preventiva.

“Na verdade, os investigadores queriam saber quem são os líderes do movimento revolucionário de jovens que têm organizado as manifestações, quais são as suas motivações e porquê se manifestam”, explicou Adão Ramos ao Maka Angola.

Segundo o interrogado, os investigadores queriam informações detalhadas sobre a vida privada de alguns conhecidos manifestantes, nomeadamente Nito Alves, Adolfo Campos, Gaspar Luamba, Américo Vaz  e Tukayano. “Eu disse que conhecia alguns deles e que os convocassem para perguntarem-nos directamente sobre as suas vidas privadas”, disse Adão Ramos.

De forma inusitada, vários jovens, entre manifestantes e amigos, foram notificados nos últimos dias para deporem.

Comentários