Kopelipa e Vicente Alugam Aviões para Eleições

Por Carlos Duarte:

A eleição de 31 do corrente mês é um verdadeiro negócio para a elite política angolana, que está a aproveitar a oportunidade para enriquecer de forma ilícita. É o caso do ministro de Estado e chefe da Casa Militar do presidente da República, general Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, e dos seus principais parceiros de negócios: o candidato a vice-presidente do MPLA, o ministro de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Vicente, e o general Leopoldino do Nascimento, da presidência da República.

Sem concurso público ou respeito pela Lei da Probidade, o trio de dirigentes-empresários obteve um contrato para alugar três aviões, pertencentes à sua falida companhia Servis Air, à Comissão Nacional Eleitoral (CNE), para apoio logístico às eleições.

Os três aviões, dois Boeing 727 e um B-1900, pertenciam à Sonair, a empresa de transportes aéreos da Sonangol. Os três dirigentes, cotados como os mais próximos do presidente José Eduardo dos Santos, praticamente “saquearam” os aviões, de forma aberta e impune, transferindo-os para a titularidade da Servis Air. Esta empresa realizou o seu voo inaugural a 13 de Maio de 2010, de Luanda a Huíla, tendo realizado mais alguns voos domésticos antes de entrar em processo de falência.

Manuel Vicente certamente espera ganhar duas vezes, como candidato e como dirigente-empresário associado aos casos mais graves de alta corrupção no país. Por sua vez, o general Kopelipa continuará, por essa via, a amassar fortuna e poder, como o garante da segurança do presidente e do seu principal sócio, Manuel Vicente.

Comentários