João Lourenço: Dois Anos de Presidência

Hoje, sem sombra de dúvidas, há em Angola um maior espaço de liberdade para o exercício da cidadania. Os cidadãos estão mais conscientes da realidade política e económico-social, discutem e procuram actuar sobre as suas preocupações, tornando mais desafiante a presidência de João Lourenço.
Constata-se o fim do medo político – o medo de pensar, de falar e de gritar. Durante décadas, o medo foi a principal arma de controlo da população usada pelo regime eduardista.
Nesse clima de medo, o poder, para mascarar a vil incompetência da maioria dos seus principais líderes, destruiu a importância do trabalho como fim para a dignificação do cidadão. O trabalho passou a ser um mero expediente para truques. A honestidade passou a ser severamente punida e a militância partidária, o tráfico de influências, o nepotismo tornaram-se os instrumentos de progresso do indivíduo em Angola. Abandonou-se a ideia de qualquer noção de conduta ética e produtiva. O parasitismo e a pilhagem passaram a ser as ideologias dominantes na sociedade angolana. O trabalho passou a ser um veículo para o transporte dessas ideologias.
Esta não é uma questão cultural, ideia que alguns arautos do saber hoje tentam defender: a corrupção endémica no país e a falta de vontade em colocar-se realmente as pessoas a trabalhar em prol do bem comum são inaceitáveis e obviamente reversíveis. Não fazem parte da identidade genética do povo.
Foi num clima catastrófico que João Lourenço chegou ao poder, a 26 de Setembro de 2017. A sociedade angolana esperava pouco ou nada do novo presidente. O seu antecessor, José Eduardo dos Santos, tentou amarrar Lourenço a uns decretos apressados cujo intuito era garantir que tudo continuaria igual. Julgava-se que o poder de Lourenço seria apenas simbólico, enquanto o presidente do MPLA iria revelar-se como o emérito presidente da República, detentor do verdadeiro poder.
Ironicamente, os poderes absolutos do presidente da República consagrados por José Eduardo dos Santos permitiram a João Lourenço anular os decretos do seu antecessor, que mantinham as chefias militares e policiais inamovíveis por cinco anos. Com o risco de uma caneta, o novo chefe de Estado impôs-se.
Depois, os próprios dirigentes do MPLA deram o golpe de misericórdia a JES, não permitindo a satisfação do seu pedido de continuar por mais seis meses como presidente do MPLA. Foi o fim da tão propalada bicefalia e, pela primeira vez desde a independência, o presidente da República não era a mesma pessoa que presidia ao MPLA. Esta anomalia rapidamente foi extinta.
No meio dessa luta entre o poder presidencial e o partidário, ganhou destaque o discurso contra a corrupção, que se tornou a bandeira de eleição de JLo.
No entanto, se é verdade que o presidente mudou, também é verdade que o regime se manteve, apesar da saída de alguns dos seus mais proeminentes marimbondos. A estrutura montada para garantir o poder do MPLA ficou igual, criando uma difícil dialéctica entre o combate à corrupção e os interesses instalados há décadas nessa estrutura.
Essa tensão está longe de ser resolvida, apesar dos esforços judiciais. Os juízes não têm exércitos nem armas. No entanto, não é só no âmbito do poder judicial que se consegue resolver o fenómeno da corrupção em Angola, que é sistémico. Os juízes são atomistas. Resolvem caso por caso, trabalhando com uma severa limitação pragmática de meios e de recursos técnicos.
Até agora, apesar das dificuldades decorrentes da fraqueza das instituições do Estado e da própria sociedade no que toca a assumir a responsabilidade individual pelo bem comum, destacam-se dois aspectos muito positivos na presidência de João Lourenço: uma maior liberdade de expressão e a luta contra a corrupção.
Estes dois aspectos são fundamentais para as mudanças por que os angolanos tanto anseiam. Todavia, estes passos podem vir a ser obliterados por dois aspectos negativos e desnecessários da presidência de João Lourenço. Referimo-nos à incompetência do executivo, sobretudo na área económica, e à falta de uma visão clara e pública do presidente acerca da sua governação. O que pretende João Lourenço e para onde vai?
A verdade é que se fazem sentir demasiados ziguezagues, que impedem que se compreenda inequivocamente qual é o rumo do presidente: não sabemos se navega à vista, ou ao ritmo do improviso.
A governação de José Eduardo dos Santos era transparente e pragmática, e tinha três pontos orientadores. Primeiro, o uso do poder para enriquecimento ilícito individual. Segundo, a manutenção desse próprio poder, o seu reforço e a legitimação internacional, por via distribuição de riquezas nacionais e proventos da corrupção entre os facilitadores da comunidade internacional. Terceiro, a exclusão da sociedade, por via da repressão e da alienação, para que não se atrevessem a pensar em mudar o regime e se inspirassem no modelo de pilhagem como uma espécie de lotaria. Os do poder ganhavam sempre.
Angola precisa que seja traçado o rumo para o seu desenvolvimento. O presidente João Lourenço precisa, com urgência, de realizar uma reflexão abrangente e pública sobre o tema das competências no seu governo e o destino que pretende imprimir-lhe.
O tema central neste momento, quer para o presidente quer para a sociedade, deve ser a garantia de competência no governo e na função pública.
Como bem questionou o jurisconsulto Carlos Feijó, na recente Conferência da Ordem dos Advogados de Angola, não sabemos se o que mais afecta o país é a corrupção ou a incompetência. E é preciso dar resposta a esta questão.
A competência é o elemento fundamental para garantir a prosperidade de um país e, desde logo, para combater a corrupção, que se mantém a um altíssimo nível em Angola. O caso do Bairro dos Ministérios é o exemplo mais recente de como a incompetência do ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, e do ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, promoveram um projecto absurdo, em que o Estado iria comprar o seu próprio terreno por mais de 340 milhões de dólares. O esquema, aqui, era a venda do terreno ao seu dono, e não a construção do tal bairro. Não sai o bairro, mas também não saem os ministros. E este caso é paradigmático do problema que mais aflige o país neste seu novo ciclo. Um ciclo inaugurado por João Lourenço, e que João Lourenço não pode dar-se ao luxo de desperdiçar, sob pena de infligir aos angolanos custos e danos irrecuperáveis.
Mas, este bairro dos ministérios, sai ou não sai?…????
Juro que não estou a entender nada!
Desgracados nos angolanos que,depois do colonialismo,44anos de dita independecia,a vida de angolanos autotones apresente-se hoje como ela e!!!!
Grande artigo caro Rafael. Muito claro e bem redigido. Sugiro que faça um artigo que numere os 20 maiores erros da governação de José Eduardo dos Santos. Será interessante para a juventude perceber a razão de muitos dos problemas actuais.
Obrigado.
Bem haja, Rafael, no fundo os sucessivos governos do mpla, têm subsídio que chega dos cidadãos, bem intencionados como o Rafael Marques, William Tonet, Carlos Rosado, Reginaldo Silva, Teixeira Cândido e outros… o que falta é tão somente o executivo ler, ler, ler e reler, finalmente aplicar e verão que o país, sairá a ganhar ou seja o povo viverá melhor… agora quando se prioriza bairro da michas, feira do desemprego, ginásio para seres desequili… e 16 milhões para turi… ou viagem espacial… não sei não é preciso parar, sentar e ter tempo para nos governar, senão estamos feito…
Na verdade, torna-se cada vez mais indispensável que cada angolano na sua esfera de participação
de reedificação desta nova Angola que desejamos, dê a sua contribuição para que o PR João Lourenço
saia do aperto em que se encontra. Se quisermos ser justos, a sua missão de revolucionar o MPLA por
dentro, é realmente de uma coragem e determinação pouco comum nos dias de hoje em Africa. Pois
o MPLA confunde-se com a própria Angola. Porquê? porque, o fenómeno da corrupção, do compadrio e outros comportamentos perversos, estão no seio do MPLA mas Angola é quem dá a cara.
Ora se o PR João Lourenço não conduzir esse combate com sabedoria e inteligência, poderá ficar com
o rolo da malha nas mãos. Dito de outro modo é o seguinte: “Quando uma camisola/casaco de malha se
está a desfiar, se não puxares com calma e ir queimando as pontas, podes correr o risco de desfazer toda camisola/casaco”.
Temos que ajudar o PR a identificar e a queimar as pontas.
De facto existem correntes que de forma muito inteligente tentam dizer que a vida com JLO piorou,os preços,o nível de vida etc!!!!
Há a necessidade de a actual,direcção,do país,traçar com mais detalhes o que se pretende para a edificaçaõ do estado de direito e democrático!!!
Há sim, mais liberdade,mas como diz na generalidade a oposição “as transmissões em directo dos actos da Assembleia Nacional!!!Nada!!!
A fiscalização dos actos do governo,para haver mais transparência por parte da Assembleia Nacional!!!!Nada!!!
Ouvir mais a oposição e aumentar as competências de alguns ministros,pois tem havido alguns desencontros,o que num governo mais aberto como o de JLo é mais fácil denunciar!!!Pois o outro era fechado,truculento,e não queria nada com as populações!!!Carros fumados e de grande cilindrada era o comportamento desses representantes por mais de 20 anos na era anterior!!!!É preciso que Jlo não seja igual,e não recue em relação ao outro período,senão estamos todos mal,governo e povo!!!!
POOORRRÁ!…PARECE Q O SR JLO GOSTA MTO TBM DO COPO?!…PARECE Q ANDA A NAVEGAR NUMA ONDA DE INDECISÕES Q ATÉ O MAIS DISTRAÍDO DÁ CONTA…VEJAMOS!…ONDE ESTÁ O PRESILD!?…ONDE ESTÁ O PAC!?… ONDE ESTÁ O PIIM!?…Ñ HÁ NINGUÉM,MTO MENOS INSTITUIÇÃO Q VEM DIZER Q ALI ESTÁ ACONTECER!… NINGUÉM…POOORRÁ!?…APENAS OS PREÇOS A SUBIREM,SUBIREM,SUBIREM…AGORA DISSE NO MOXICO Q JÁ TEM DINHEIRO PARA INICIAR O PIIM!…MAS QNDO!?…Q DIA!?…Q MÊS!?…POOORRRÁ PÁ…DIZ Q OS BANCOS TÊM DINHEIRO PARA OS EMPRESÁRIOS…QUAL BANCO JÁ DEU!?…QUAL EMPRESÁRIO JÁ RECEBEU!?…AS EMPRESAS ESTÃO A FECHAR,E OS ANGOLANOS CADA VEZ MAIS POBRES….POOORRRÁ PÁ….
Não se pode fazer, em dois anos, o que não foi feito ao longo de 44 anos. (João Canete, estudante universitário, Universidade Católica de Angola, Curso de Direito Autárquico)
Não foram fáceis os dois anos de governação do PR, pois, continuam ainda em ligares cimeiros, parafusos rendondd
Muita coisa esta mudra sim mas, á outra que esta em esconderigio, qual? ALEI GERAL DO TRABALHO… o trabalhador Angolano foi posto no inferno de que forma?
Quem trabalha 5 anos so tem o seu fim de contrato de 5 meses. e com um ano so tem um unico salário na verdade ninguem que cria os seu filhos e mante-los por baixo ou aproximar-lhes dos demónios os Angolanos vivem com as esperanças sobre tudo quando um dos membros familiars estar colocado no emprego e as familias velam pelo sucesso do empregado, coisa que so a contece atraves dos sentimentos dos estrangeiros que na qual trabalham com os referidos Angolanos mas se fór somente entre nos os Angolanos nada e nem nada se faz sentir de que o fulano esta atrabalhar. somente os Americanos, Franceses, Británicos são esses que na qual procuram o desem volvimentos dos trabalhadores Angolanos se não outras que eu não citei nomes, nem esperam que o trabalhador tenha, ou
Obrigado
Os Dois Anos de governação do PR. JLO. endereço os meus Parabéns pelos esforços empreendidos em muito pouco tempo, ate aqui são de Louvar. Meu pai ensinou-me que ao avaliar a outra Pessoa, inicie sempre pelos actos Positivos, depois termina com os negativos, porque senão o interlocutor vai ter a sensação de que estamos a falar de um MONSTRO. assim surge as fofocas e Difamações e disse também se coloque sempre na Posição do outro, assim seras Justo, è um Princípio que respeito.
Assim diria, realmente 2 anos,é pouco tempo.
E, justifico se a economia não estivesse em Recessão, e os Sistemas de Organização e Gestão, funcionassem respeitando as Normas Exigidas Internacionalmente, diria que deve é nao reduzir a inercia que teve .
Infelizmente o Lema bandeira deixado pelo EX Pr. JES, e a que se propôs seguir pela disciplina partidária que é ” a Luta contra corrupção ” é um Cancro” que depois de se começar a batalha ou se morre ou enfraquece na sua recuperação e cria muitos anticorpos, dos que foram os protagonistas, dos que ganharam por nepotismo, dos que estavam empregados por estes , dos que apanharam boleias, do povo que se alimentou das migalhas dos Países vizinhos que aproveitaram melhor a oportunidade e dos Players internacionais que usufruiram e alavancaram as economias de seus Paises, Angola foi um El Dorado, que sem aproveitar a oportunidade divina natural , nao criou sustentabilidade e espalhou. como se diz na minha língua materna:
WATUWA OSANJI LYOMEKE IPAYA
Mas deixo aqui minha contribuição que acredito que pode não ser bem vista , mas é preciso respeitar as opiniões dos outros por ser parte deste Pais, quiçá a oportunidade de falar pelos os outros que apenas murmuram e outros que nem sabem que existe estas opções, para apresentar suas observaçoes , mas falar não é fazer :
Para o Nosso respeitado Presidente JLO, é visto como uma esperança para esta terra.
o que observamos Sobre o Presidente, ( O Irritante):
Sentimos que o Presidente tem um ponto Forte: Escuta as reclamações da sociedade, faladas ou escritas, não tem receio de alterações das acções em função da reclamação, isto é bastante positivo e para aqueles que estão atentos, é uma tática visionária , pragmatica e moderna. o que significa Uma Governação Participativa, é uma questão de aceitar e seleccionar o essencial.
Sentimos que, deu oportunidade a primeira Dama da Republica, Dra Ana Dias, a possibilidade de um projecto excelente e necessário, a luta pela Endemia do HIV, onde se combate também a desnutrição nos pacientes e aí surge o respeito pela Vida . Mas solicitamos como mulheres que haja mais aceitação de Projectos que a primeira Dama submete porque acreditamos no seu Domínio e conhecimento( risos) porque de resto soubemos e sentimos que Ela, sabe se posicionar como uma esposa virtuosa ( risos).
Agradecemos a autovalorização da Mulher, sua voz se ouve pelo Programa da Política no Feminino, sem palavras é o reassumir da Mulher no Contexto da governação.
Os pagamentos de pensão as viúvas, que está a ocorrer no Pais.
Reforço na alfabetização, podem contar com as igrejas e associações neste desiderato.
Em entrevistas, suas respostas demonstra uma certa exaustão, é normal é humano. Mas o Povo esta ansioso de um colo, uma resposta real sem promessas , não mais de punições e incertezas.
Mais liberdade de expressão , é um facto.
As visitas efectuadas as provincias, cria um sentimento de inclusão , proximidade e fiscalização mais actuante.
os encontros com os empresários, facilitam nas decisões e mais comprometimentos dos mesmos.
As Nomeações ainda não surtiram o efeito da mudança, pois apenas verificou-se uma Rotatividade. Pouca inercia e os gestores devem se actualizar mais nas acções e mais poder de actuação e assumpção dos seus feitos. os gestores devem trabalhar mais internamente para que se reflicta externamente, utilizando a Teoria Y.
Devem mesmo se abdicar da Teoria X, está ultrapassada.
Os pontos Fracos da Governação:
O Ordenamento do Territorio,
Soluçao : ao invés de demolir todo bairros, intercalava-se por duas linhas parte-se as duas linhas de casa assim sucessivamente para facilitar a aplicação das redes tecnicas e a estrada .
Alto indice de Criminalidade , um processo dificil, pois a policia nao pode eliminar o ctimininoso, entra para a prisão e nao faz trabalhos forçados para o educar, pelo menos estudam… mas este fenômeno é uma causa O Nepotismo exacerbado nas Instituições que empregam , foram poucas famílias que se enriqueceram , e além disso são os mesmos que tiveram cargos altos e fizeram-se acompanhar de seus familiares, e conseguiram os dinheiros abriram grandes empresas, e nelas estão empregados novamente suas famílias como prioridade, e como se não bastasse seus familiares são quem ocupam cargos do nível intermediário e estratégicos nas instituições fortes economicamente e estratégicas, estudaram em melhores universidades do mundo , hoje ninguém duvida é so ouvir os noticiários, quando se fala dos Directores Nacionais ( nomes).
Em Africa , um elemento que ganhe 200 mil Kzs, alimenta no mínimo 15 pessoas, então é so fazer a estatística e pensar nas consequências que advêm deste comportamento , concluímos que a pobreza o nepotismo e impunidade criaram pobrezas extremas, analfabetismo, e consequentemente o Desemprego, e quanto a redução deste , so mesmo com políticas concretas e de proximidade e simples , o desafogo a Capital e outras já aqui mencionadas .
Soluçoes: Combater dentro da Corrupção este fenômeno enraizado, exigir a proibição d exonerações quando os dirigentes são nomeados.
Os Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas, deve ser auto valorizado, uma exoneração obedece critérios próprios e sao tecnicos científicos, habilidades e comportamental, nao falo dos politicos, mas dos quadros tecnicos , Deve -se criar politicas rigidas para travar as exoneraçoes , sempre que entra novo gestor , tem sido muito nefasta, porque não facilita a continuidade dos projectos e procedimentos, dossieres etc… uma exoneração deve ter suas justificaçoes contando com os instrumentos como uma avaliação de Desempenho e ouvidos os outros funcionários, em mesmo de base , só acontece com um gestor que tenha perfil adequado , caso contrario vai ver inimigos em todo um nivel de subordinação, os gestores não respeitam seus especialistas, as leis, os procedimentos como consequência sao docuemtos que excedem as 72 horas tacitas outros os 60 dias. raramente delegam, por temer serem substituidos, nao atendem as audiencias, eles mesmos habituam aos seus subordinados de fazerem a seguinte pergunta:
Conhece o Chefe? È seu Que? Qual é o assunto, se o utente discorrar o assunto , acabou não terás nenhuma audiência, os Directores de Gabinete , tornam-se eles mesmos os CHEFES. Aqui os problemas começam.
Sr. Presidente , fique atento a estes problemas , que parecem inuteis, mas travam o bom andamento da máquina governativa.
Srs Gestores:Não tenham medo de trabalhar com estranhos, desde que seja um quadro com perfil, haverdes de notar a diferença abismal pois este comportamento de amiguismo esta como um carro no engarrafamento que trava desnecessariamente e aí o que acontece , é ultrapassado por outro carro que apenas o substitui a dianteira mas a intenção é a mesma e mantém- se no engarrafamento( a semelhança das exonerações e nomeações ) nada muda porque nao se eliminam os vicios.
SOLUÇOES: ELIMINAR O NEPOSTIMO E MILITANTES SEM PERFIL A OCUPAREM CARGOS ALTOS NO PARTIDO, AI O GRANDE PROBLEMA, DEPOIS NÃO CONSEGUEM MANTER O QUE ASSUMEM E SE ASSEGURAM DE PESSOAS MEDÍOCRES,APENAS PARA TEREM APOIOS DE MANUNETENÇAO DO CARGO, E ai cade os quadros o PR pergunta. Nao nos enganemos mais, e muitos so estudam a boleia para apresentarem os Diplomas, e terem cargos , sem serem polidos . enfim
Saneamento Básico, ainda sem solução, vamos tornar esta area um campo de empregabilidade transformando o lixo em outras energias.
Os preços altos da Sesta básica, enquanto existem produtos a apodrecer nas fazendas e lavras sem condições de escoamento.
Soluçoes: Terraplanar as estradas secundárias terciárias com urgência e exigir fazer manutenção constantes utilizando os empresários locais autóctones , melhor, pois tem amor aos seus. Facilitar o escoamento dos produtos agrícolas , criando um canal de distribuição de exportação, de preferencia os Paises africanos , ja que os países europeus suas Exigências tornam-se barreira que não se adequam as nossas. reforçar com técnicas de melhoria no cultivo dos camponeses, um programa do PNUD e FAO, e ja esta acontecer.
Alta burocracia no atendimento ao Publico, GPL, SME , nos Postos criados ao invés de desburocratização ao contrário criam mais dificuldades, principalmente para casos dos Estrangeiros , atrasam os processos, depois exigem multas elevadas que imagem os estrangeiros tem do nossos serviços? é importante perceber , para evitar muita burocracia e fuga ao fisco nestas gasosas: soubemos que todos os paises criam políticas de desincentivar a imigração.
Uma solução: O Director Nacional , devia assinar os documentos das outras províncias protocolados com os respectivos Directores das regiões . E para isso marcava-se um calendário para cada uma Região. criando reduções de tempo.
Soluçoes : ja abordei acima na area das consequencias do alto índice de criminalidade, desemprego e a luta contra corrupção.
Os ministérios e seus Departamentos da agricultura, Recursos minerais, Ministerio das pescas ( Namibe ou Cuanza Sul ) do ambiente ( cabinda) onde possui a maior reserva do
Para os casos
Sentimos que o Desemprego e a Promessa ELeitoral é o calcanhares de Aquiles. Não esta facil, pois os que tem dinheiro tem medo de se expor.
Maiombe deviam ter suas estruturas centrais nas Províncias onde mais se identifica com a natureza, etc .
Luanda ficaria apenas uma agência.
Empregabilidade, algumas ideias
O ministro da Economia e coordenação ou a equipa económica, ajudar no financiamento concreto e selecionarem as empresas e as start ups controlar e acompanhar os passos da utilização dos recursos financeiros de acordo ao projecto selecionado e que seja por Regioes para se descomprimir o peso no Nervo Ciatico da Economia no País, que tambem se acumula e e dar vida as Provincias, e o Gestor do MAPTESS , fazer o seu trabalho , controlar de forma rápida e excelente os financiados quanto pessoal para recrutar
Também devem agilizar os processos para a Reforma de modos a abrir vagas.
Por fim pede-se que os gestores principalmente os da Nova Geração, entrosar mais com o público , atendendo nossas chamadas e SMS, audiências e criarem mais encontros de auscultação com uma agenda mais diversificada, por exemplo ter um encontro com mulheres empresárias do ramo x e x, encontros com mulheres interessadas em empreender, mulheres jovens, mães que queiram debater as condições das escolas de seus filhos etc etc
Espera-se que haja mais jovens na Diplomacia, os dirigentes mais velhos já fizeram criaram algum fundo, agora devem ir a reforma com todo o respeito e começarem ou darem continuidade aos seus projectos e criarem empregos , tb é uma saida, para criação de empregos .
Os que estão na lista do enriquecimento iicito, devem ser aconselhados a terem projectos e empregarem jovens e por ano devolvem os impostos agravados mais parte do valor de devolução para os que demonstrarem entendimento,abertura e sensibilidade .uma ideia apenas
SOLUÇOES: o MAPTESS , deve ser o responsável de criar uma base de dados dos quadros empregados e desempregados no País.
Apesar de que a expectativa da Nomeação do Comentarista Dr. Gildo Matias, pensamos que ele fosse fazer a diferença nesta ideia: Criação de base de Dados dos quadros médios, superiores ,memstres , Doutorados , especialistas tecnicos, empregados e desempregados . Isto deve ser urgente para que o PR. tenha CC dos quadros reais.
No final olhar mais para os programas para Mulheres , na formação presencial e a distância, Formação profissional, regulamentação dos negócios ( incutir uma certificação nos negócios domésticos femininos), precisamos também estar incorporadas nos negócios Petrolíferos : CRIAÇÃO DE DUAS COOPERATIVAS PETROLÍFERAS COM 200 MULHERES CADA.
TRES COOPERATIVAS NO SECTOR DIAMANTÍFERO apoiados nesta nova Ordem de Reforma dos Negocios, com o financiamento que existem. A MULHER FAZ A DIFERENÇA, , FAREMOS A DIFERENÇA , cada uma deve ter um projecto pode ate ser ideia, no inicio para multiplicação em regiões apoiando Vossa Governação.
Parabens Presidente , e desejo coragem , firmeza a flexibilidade faz também parte do ser humano e dos processos.
Os esforços e melhorias no ramo da Saúde , Educação, nos Concursos públicos , maior proximidade com a população. Actualização dos Decretos, mais liberdade de Expressão. Melhoria em algumas visas de Comunicação.