Presidente Celebra Aniversário com Demonstração de Força nas Ruas

A Unidade de Guarda Presidencial (UGP), fortemente armada e, inusitadamente, com capacetes camuflados de guerra, está nas ruas de Luanda para a celebração, hoje, do 73.º aniversário do presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Muitos dos soldados exibem lança-rockets RPG-7. Porque é que uma república celebra o aniversário do seu presidente? E porque é que se celebra um aniversário presidencial de forma tão militarizada? Ora, acontece que para hoje, dia de celebração, está também marcada uma manifestação popular. As mães, esposas e irmãs dos 15 presos políticos saem à rua para mostrar o seu desagrado e o seu desgosto. Será que a militarização do aniversário de Zedú reflecte medo governamental? Medo destas mulheres, que tiveram a ousadia de marcar uma manifestação para o dia de hoje? Ou será medo do povo? Afinal, quem tem medo de quem?

Hoje não há bolos para o povo. Só mesmo exibição de força bruta, com kalashnikovs AK-47 e lança-rockets RPG-7. Assim se passará o aniversário do "arquiteto da paz". Curiosamente, parece que o povo merece apenas a ameaça de violência extrema.

Comentários