Exército Mobiliza Tropas para Enfrentar a Crise Económica

O coronel António Nelson Gomes, comandante da Brigada de Engenharia e Construção UBM System do Comando do Exército das Forças Armadas Angolanas (FAA), iniciou hoje um processo extraordinário de mobilização de efectivos militares devido ao impacto da crise económica no seio do exército.

“Estamos em crise. Não se assustem com as medidas que afectarão os militares. Haverá austeridade e temos de estar preparados”, afirmou o coronel durante a formatura de hoje, na unidade principal da brigada, em Viana, Luanda. O referido oficial citou, como uma das medidas de austeridade a serem impostas entre os militares, alguns cortes salariais. “A austeridade vai durar algum tempo”, enfatizou.

Ao discursar perante os cerca de 200 oficiais e soldados presentes na formatura, o coronel disse que a sua unidade não efectuou promoções no ano passado, “porque houve baixa dos preços do petróleo e as promoções criariam muitos gastos para o governo”. O coronel António Nelson Gomes afirmou transmitir orientações do comandante do Exército, general Lúcio do Amaral.

Por sua vez, como segundo orador, o oficial responsável pela Educação Patriótica da brigada, capitão Tiago José, pediu aos oficiais e soldados “para não ficarem tristes”. Apelou às tropas para “manterem a calma”, observarem a disciplina e serem corajosos, “porque o exército não faz greve”.

Alguns soldados ouvidos por Maka Angola manifestaram a sua desconfiança ante a iniciativa de educação patriótica do coronel António Nelson Gomes, por não terem conhecimento de qualquer despacho do comandante-em-chefe das FAA, José Eduardo dos Santos, sobre prováveis cortes salariais.

Mais de 1800 efectivos constituem a brigada, cuja principal responsabilidade é a construção e reparação de quartéis por todo o país.

Comentários